Lula homenageia Sebastião Salgado com minuto de silêncio no Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou, nesta sexta-feira (23), uma homenagem ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que morreu aos 81 anos. Durante cerimônia no Palácio do Planalto, Lula pediu um minuto de silêncio em memória do artista, a quem classificou como “um dos maiores e melhores fotógrafos que o mundo já produziu”.
A homenagem ocorreu durante a recepção oficial ao presidente de Angola, João Lourenço, em Brasília. Na ocasião, Lula revelou que entregará ao chefe de Estado angolano uma obra de Sebastião Salgado como presente: uma das fotografias icônicas do artista, reconhecido internacionalmente pelo trabalho em defesa da natureza e dos povos tradicionais.
O vice-presidente Geraldo Alckmin também se manifestou sobre a morte do fotógrafo. Em publicação nas redes sociais, destacou a importância do legado de Salgado: “Com suas lentes, Sebastião Salgado nos revelou as belezas e injustiças do mundo, congeladas em seus registros. Uma celebração da vida e da natureza e um chamado à ação consciente”.
Sebastião Salgado foi um dos fotógrafos brasileiros mais renomados, com obras expostas em museus e galerias ao redor do mundo. Sua morte provocou uma série de homenagens de autoridades, artistas e jornalistas que exaltaram sua contribuição para a arte, a cultura e a preservação ambiental.

ASSUNTOS: Brasil