O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste sábado (22), afirmando que ele "não foi eleito para ser xerife do mundo". Lula fez essas declarações durante um evento de aniversário do PT no Rio de Janeiro, referindo-se às falas de Trump sobre anexar a Groelândia e o Canadá. Lula destacou que Trump deveria focar em governar os Estados Unidos e deixar que cada país governe a si próprio.
Além disso, Lula criticou as plataformas digitais e elogiou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pela decisão de bloquear a plataforma de vídeos Rumble no Brasil. A decisão foi tomada na sexta-feira (21) devido ao descumprimento de ordens judiciais e à criação de um ambiente de impunidade. Lula também parabenizou o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, pela denúncia contra os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.
A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de tentativa de golpe de Estado em 2022. Bolsonaro foi denunciado por crimes como liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Caso a denúncia seja aceita pelo STF, Bolsonaro passará a responder a um processo penal no tribunal.
