Lula chega a Roma para eventos sobre segurança alimentar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Roma, na Itália, neste domingo (12), para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O evento será realizado nesta segunda-feira (13), com Lula como orador principal, após o Brasil ter sido retirado do Mapa da Fome. O país está agora abaixo do índice de 2,5% da população em risco de subnutrição, resultado que o presidente atribui aos esforços de seu governo para tirar 30 milhões de pessoas da fome em dois anos e meio.
Durante a estadia na capital italiana, Lula também será recebido pelo Papa Leão XIV, no Vaticano, em sua primeira audiência com o novo líder da Igreja Católica, eleito em maio deste ano. O Fórum Mundial da Alimentação se estende até o dia 18 e marca também as comemorações pelos 80 anos de criação da FAO, reunindo líderes e especialistas para debater políticas globais de segurança alimentar e combate à pobreza.
Além do fórum, o presidente participa da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, copresidida por Brasil e Espanha. A iniciativa, lançada durante a presidência brasileira do G20, reúne quase 200 membros — entre países, fundações e instituições financeiras — e busca acelerar esforços internacionais para erradicar a fome. Lula ainda inaugurará o espaço do secretariado da aliança, que terá sede na FAO e escritórios em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington. O retorno da comitiva ao Brasil está previsto para esta segunda-feira.
ASSUNTOS: Brasil