Lira deve anunciar apoio à sucessão da Câmara nesta semana; veja possíveis candidatos
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), após adiar o prazo inicial, planeja indicar ainda nesta semana seu candidato à sucessão na Casa Legislativa. Três nomes estavam na disputa oficial: Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Antonio Brito (PSD-BA), com Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e Hugo Motta (Republicanos-PA) correndo por fora.
Até a semana passada, Elmar Nascimento, líder do União Brasil, parecia confiante em receber o apoio de Lira para a sucessão. Após um encontro fora da agenda entre Lira e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira (28), havia expectativa de que ele fosse indicado. No entanto, Lira saiu da reunião sem firmar a escolha, apresentando apenas "cenários" de sucessão. Fontes do Planalto sugerem que Lira tem dúvidas sobre a viabilidade de Elmar em plenário, especialmente entre o "baixo clero", que já expressa descontentamento com a pouca atenção recebida do atual líder.
Com isso, outros nomes ganharam força na disputa, como Marcos Pereira, presidente do Republicanos, e Antonio Brito (PSD-BA). Marcos Pereira, apesar de alguma resistência do PL, de Jair Bolsonaro, tem boa relação com o governo e deputados do centrão. Contudo, ele desistiu da candidatura na noite de terça-feira (3). Ao anunciar a saída da disputa, ele também confirmou o apoio ao nome do deputado Hugo Motta (Republicanos-PA), que é visto como um candidato de consenso.
Antonio Brito, por sua vez, anunciou que disputará a cadeira com ou sem o apoio de Lira, o que pode fragmentar votos. Isnaldo Bulhões (MDB-AL) busca uma aliança estratégica com Lira e Renan Calheiros (MDB-AL), visando uma chapa conjunta ao Senado em 2026.
ASSUNTOS: Brasil