Lira afirma que colapso em Manaus foi 'aviso' sobre atual crise na Saúde

Por Portal do Holanda

27/02/2021 13h48 — em Brasil

Presidente da Câmara deve se reunir com governadores para debater soluções contra a pandemia. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nas redes sociais neste sábado (27) que a crise da Covid-19 em Manaus, com pacientes morrendo por falta de oxigênio, foi um dos "pré-avisos" da atual situação em vários estados brasileiros, que registram alta ocupação de leitos para pacientes com a doença.

“Nós estamos em uma segunda onda que teve pré-avisos ali de Manaus, sempre começa por lá e começou por lá a primeira e mais algumas capitais por causa do hub. Nós tivemos aí ao final do ano Réveillon, Natal, carnaval, muitas pessoas viajando pelo Brasil. E era previsível que essas coisas acontecessem”, disse Lira.

Segundo dados do consórcio de imprensa, o Brasil registrou nessa sexta-feira (26),1.327 mortes pela Covid-19, em um total de 252.988 óbitos desde o começo da pandemia.

Lira informou que vai se reunir com governadores na próxima semana para debater medidas legislativas e mudanças no Orçamento para colocar em prática ações contra a pandemia. A presidente da Comissão Mista do Orçamento, deputada Flavia Arruda (PL-DF), e o relator, Marcio Bittar (MDB-AC) participarão das reuniões.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa torna-se urgente diante da adoção de medidas mais restritivas de circulação em vários estados. No entanto, Lira fez a ressalva de que as medidas deverão respeitar o teto de gatos.

“Pretendo fazer uma teleconferência com os governadores nesta semana, junto com a presidente e o relator da CMO, para ouvir como o Orçamento pode ajudar na superação da pandemia”.

O presidente da Câmara reafirmou que a vacinação precisa ser agilizada no Brasil - até hoje, apenas 3,04% da população (6.433.345 pessoas) receberam a primeira dose. Outras 1.874.426 pessoas (0,89% da população) receberam a segunda dose do imunizante, totalizando 8.307.771 doses aplicadas em todo o país.

“O que nós temos que agilizar, e aí todos nós juntos, político, empresários, governadores, deputados, senadores, Pode Executivo, sociedade civil organizada, são as vacinas”, ressaltou Lira.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil