Compartilhe este texto

Lei garante exames e acompanhamento de mulheres depois do parto

Por Portal Do Holanda

21/05/2021 15h23 — em
Brasil


Foto: Pixabay

O prazo de validade de pedidos médicos para exames de pré-natal e de acompanhamento das mulheres logo depois do parto - as puérperas - está maior. Isso é o que determina a lei sancionada nessa semana pelo presidente Jair Bolsonaro.

A norma também facilitou o acesso a cuidados intensivos e à internação em leitos de UTI para as grávidas e puérperas, enquanto durar a crise da covid-19.

Para o médico-obstetra, Adílson Cândido, de Brasília, a lei beneficia as gestantes. Mas, ele questiona o porquê da norma não se estender para depois que a pandemia for superada,

As prescrições e os pedidos de exames, que podem ser feitos por formato eletrônico, passam a valer por todo o período da gravidez ou do pós-parto, a critério do médico, até que o organismo da mulher volte às condições normais depois de avaliação por especialista.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil