O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, foi sorteado relator da ação protocolada nesta segunda-feira (11), pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) que tenta agilizar a análise do pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, apresentado pelo parlamentar e enviado em fevereiro ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
De acordo com o Uol, Kajuru acusa Moraes de ter cometido crime de responsabilidade, ao fazzer críticas ao inquérito das fake news, que apura ataques e divulgação de notícias falsas sobre membros do STF.
"Trata-se, na verdade, de um inquérito guarda-chuva que o Supremo Tribunal Federal, na pessoa do ministro Alexandre de Moraes, utiliza para intimidar, ameaçar e violar os direitos e liberdades individuais de quem ousa se manifestar contra a Corte e seus membros", disse Kajuru. "Não sou jurista, mas convenhamos: não havia nenhuma ameaça contra os membros da Corte.", completou.
O pedido acontece um dia após a divulgação de um trecho de uma conversa entre Kajuru e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), gravada pelo parlamentar. O diálogo teve como principal tema a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que pretende investigar como o combate à pandemia foi conduzido no Brasil.

