O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre que golpistas estão se passando por servidores do órgão para fazer visitas domiciliares a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios para realizar a prova de vida.
De acordo com as denúncias recebidas pelo INSS, os impostores apresentam crachás falsos, contendo nome, foto e a suposta função de realizar a "prova de vida presencial". Durante essas visitas, eles solicitam informações e fotografias dos beneficiários, o que vai contra as práticas regulares do instituto.
Conforme esclarecido, visitas desse tipo são realizadas apenas em casos específicos, como para verificar vínculos, endereços e possíveis irregularidades. Porém, cópias de documentos ou fotografias nunca são solicitadas.
O INSS esclarece que “o servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto”.
Ainda não há um registro oficial do número de vítimas desse golpe. Em caso de dúvida, os beneficiários devem obter o nome completo e a matrícula do suposto servidor e entrar em contato gratuitamente com a Central de Atendimento pelo número 135 para verificar a autenticidade da visita.
Imagens dos golpistas foram encaminhadas à Procuradoria Federal Especializada e à Polícia Federal para investigar como eles obtiveram acesso aos dados das vítimas.
"Nenhuma prática que vise prejudicar ou extorquir aposentados, pensionistas e segurados em geral passará impune. Todas as denúncias serão encaminhadas para apuração para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Sejam elas quais forem", ressaltou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.

