Influencer que deixou bomba falsa no aeroporto de Porto Velho é solto em audiência
O influencer Carlos Eduardo Lenartowicz Lima, mais conhecido nas redes sociais como "Enzo Master", que deixou uma bomba falsa no aeroporto de Porto Velho (RO), na última quinta-feira (4), foi solto após passar por audiência de custódia nessa terça (19).
Enzo teve a imagem divulgada pela polícia depois de ter sido filmado fazendo uma vídeo-selfie enquanto deixava o explosivo de mentira no local, e acabou se entregando na segunda-feira (18), mas durante a sessão como juiz, a defesa conseguir reverter a prisão em medidas cautelares sob o argumento de que o ato do influencer não representou nenhum risco para a sociedade.
Ele afirmou que a bomba não era verdadeira e que a intenção do influencer ao abandonar o objeto no saguão do aeroporto era "apenas fazer conteúdo para a internet" e poderia ser considerado no máximo como uma "contravenção".
“A linha da defesa, primeiramente, é em atipicidade da conduta para crime grave. Ali, o Carlos, ele simulou com objeto inofensivo, sem dolo, sem causar perigo concreto à viação. Caberia aí o enquadramento em contravenção, em alarme falso e não em crime contra a segurança de transporte aéreo. Há uma ausência de dolo específico”, aponta. A intenção dele era chamar conteúdo de internet, não de causar terror ou perigo real. Nenhum voo foi cancelado, nenhuma operação foi comprometida. E esse argumento é muito forte", disse o advogado Jackson Chediak.
Ele alegou ainda que Enzo Master se arrependeu e ele mesmo se apresentou na delegacia. Os argumentos foram aceitos e no fim da audiência, o juiz determinou que o influenciador cumpra somente algumas medidas cautelares.
Ressalta-se que no dia da "brincadeira", o aeroporto foi evacuado às pressas e foi interditado por mais de três horas causando o caos e atrasos em pousos e decolagens, além de deixar as pessoas aterrorizadas com a ameaça de explosão.
ASSUNTOS: Brasil