Compartilhe este texto

IBGE apresenta plataforma interativa para apoiar municípios no combate à pandemia

Por Estadão Conteúdo (Agência Estado)

21/09/2020 10h09 — em
Brasil



O IBGE lançou nesta segunda-feira, 21, o Painel Covid-19 Síntese por Município, uma plataforma virtual com mapas interativos que permite analisar simultaneamente 24 indicadores. A intenção do instituto é oferecer recursos para gestores do País planejarem ações de apoio contra a pandemia do coronavírus em todos os 5.570 municípios do País.

"Os dados já estavam disponíveis nos sites do IBGE, mas reunir todos era trabalhoso. O usuário tinha que buscar dado por dado, em cada interface. Aqui a gente facilita e traz tudo já filtrado para o município de interesse", explicou Aline Lopes Coelho, gerente de Geoinformações do instituto.

Na plataforma, as informação foram divididas em três categorias - população vulnerável, capacidade de resposta do sistema de saúde e acompanhamento da pandemia - e 24 indicadores. O painel reúne informações de pesquisas do IBGE e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, e da Fiocruz.

"Foi fundamental a parceria com a Fiocruz, para estender o olhar e entender esses dados todos", afirmou João Bosco Azevedo, diretor de Geociências do IBGE. Segundo o IBGE, dados da Fiocruz são repassados diariamente, mantendo o painel sempre atualizado.

No novo painel, é possível analisar a situação atual de cada um dos municípios brasileiros, incluindo a área de atendimento à saúde no qual está inserido. Prefeitos e gestores de diversos órgãos podem, por exemplo, analisar a densidade de moradores considerados de grupo de risco - inclusive com acesso a números absolutos - e criar políticas públicas a partir daí. "É muito importante que os gestores de cada localidade consigam entender as características de onde está, não só do seu município, mas também de seus vizinhos", ressaltou Aline.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil