Início Brasil Governo quer rapidez em licença para perfuração na foz do Amazonas
Brasil

Governo quer rapidez em licença para perfuração na foz do Amazonas

Governo quer rapidez em licença para perfuração na foz do Amazonas
Governo quer rapidez em licença para perfuração na foz do Amazonas

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, expressou, nesta terça-feira (12), a necessidade de acelerar o processo de concessão de licenciamento ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para permitir que a Petrobras realize perfurações de poços de petróleo na foz do Rio Amazonas. A área da Margem Equatorial, localizada no estado do Amapá, é reconhecida pelo seu grande potencial petrolífero.

“O Ibama deve dar celeridade a esse processo para que nós não possamos continuar perdendo tempo na questão de diagnosticar qual que a real capacidade de produção na Margem Equatorial de petróleo e gás e, consequentemente, seus derivados”, disse Silveira após participar de um evento sobre energia eólica na capital paulista. O ministro pediu “maior sensibilidade da direção do Ibama nessa questão da margem equatorial”.

Em maio, o Ibama negou o pedido da Petrobras para conduzir atividades de perfuração marítima na bacia da Foz do Amazonas, conhecida como bloco FZA-M-59. O órgão justificou sua decisão alegando "inconsistências técnicas" que poderiam comprometer a segurança na exploração de uma nova área.

A equipe técnica que emitiu o parecer argumentou que a Petrobras não apresentou uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS), um instrumento fundamental para identificar áreas impróprias para a extração e produção de petróleo e gás devido aos graves riscos e impactos ambientais associados.

Nesta terça-feira, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, respaldou a decisão do Ibama em relação à exploração de petróleo na região da foz do Amazonas. Segundo a ministra, o pedido da Petrobras foi recusado devido a problemas técnicos. “A licença não foi dada em razão de insuficiências no estudo de impacto ambiental e nas soluções apresentadas”, afirmou Marina durante uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado para debater o assunto.

Energia eólica offshore

Além disso, Silveira também anunciou a intenção de aprovar até o final do ano uma legislação específica para a exploração de energia eólica em alto-mar. "Tenho trabalhado diretamente com o Congresso Nacional para avançar nas negociações para a criação de um marco regulatório para as energias eólicas offshore," disse ele.

No próximo encontro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), programado para dezembro, o ministro pretende aprimorar as regulamentações existentes sobre o assunto, visando facilitar esse tipo de investimento. "Também planejamos estabelecer as bases para um plano de ação que englobará novas regulamentações e melhorias no quadro regulatório já existente. Isso garantirá maior transparência no processo de aprovação para a alocação de áreas no mar e o desenvolvimento de políticas públicas para promover investimentos e o crescimento dessa tecnologia no Brasil," acrescentou Silveira.

 

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!