Início Brasil Governo lança comissão para criar normas de transporte aéreo de pets após morte do cão Joca
Brasil

Governo lança comissão para criar normas de transporte aéreo de pets após morte do cão Joca

Governo lança comissão para criar normas de transporte aéreo de pets após morte do cão Joca
Governo lança comissão para criar normas de transporte aéreo de pets após morte do cão Joca

O governo lançou, nesta quinta-feira (18), uma comissão encarregada de elaborar as normas para o transporte aéreo de animais, em resposta ao incidente envolvendo a morte do cachorro Joca durante um voo da Gol, em abril deste ano. 

Coordenada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a comissão terá como objetivo analisar as contribuições da sociedade obtidas por meio de consulta pública, totalizando 3,4 mil participações — o maior número já recebido pela agência.

O secretário de Aviação Civil, Tomé Franco, prevê que os trabalhos da comissão sejam concluídos em até 30 dias. Durante o lançamento, o deputado federal Fernando Marangoni destacou que as conclusões da comissão poderão embasar normas infralegais, como resoluções da Anac, e futuros projetos de lei sobre o assunto.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que ainda será decidido se a regulamentação será implementada por meio de projeto de lei ou de resoluções da própria Anac. Ele enfatizou a importância de garantir a rastreabilidade dos animais, com monitoramento pelos tutores, além da instalação de câmeras nos porões das aeronaves e da responsabilização das equipes nos aeroportos.

A comissão incluirá representantes de diversos órgãos, como Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério da Saúde, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, e Conselho Federal de Medicina Veterinária.

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?