Governo dos EUA envia ofício ao Ministério da Justiça sobre atuação de Moraes
O Ministério da Justiça informou que recebeu um documento enviado pelo governo dos Estados Unidos sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a pasta, o ofício tem apenas um caráter informativo e não levará a nenhuma ação por parte do governo brasileiro. A diplomacia brasileira considerou o envio direto do documento, sem passar pela embaixada, um gesto incomum.
A iniciativa americana veio após pressão de parlamentares conservadores dos EUA, que criticam decisões de Moraes, como o bloqueio de perfis em redes sociais e medidas contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. O jornal The New York Times revelou que o Departamento de Justiça dos EUA chegou a enviar uma carta questionando ações do ministro, como a ordem para que a plataforma Rumble bloqueasse um usuário nos Estados Unidos.
Além disso, o Departamento de Estado dos EUA estaria analisando possíveis sanções, como restrição de vistos, a autoridades estrangeiras que, segundo eles, possam ter agido contra a liberdade de expressão. Apesar da repercussão, o governo brasileiro trata o episódio com cautela e não pretende tomar nenhuma providência, destacando que o documento é informal e sem efeitos práticos.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil