Manaus/AM - O ministro Marcelo Queiroga declarou na manhã desta sexta-feira (7), que o Ministério da Saúde pode reduzir o tempo de isolamento de pacientes que estejam infectados com o coronavírus, somente se eles forem assintomáticos.
A intenção é reduzir o prazo de isolamento atual de 10 dias para apenas 5. Para justificar a ideia, o ministro tomou como base o exemplo de outros países que têm adotado a medida.
“Está sendo adotada em outros países e tem acento em evidências científicas. É possível que adotemos essa mesma conduta. Isso está em estudo na área técnica, na Secretaria de Vigilância e Saúde, e hoje tenho reunião com os secretários para tratar desse tema”, pontuou.
Queiroga ainda afirmou que a pasta segue orientações internacionais e que o aval foi dado pelo CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos).
O ministro ainda aproveitou para criticar os estados e municípios pelas cobranças sofridas em relação ao controle da pandemia e dos casos de Influenza no país:
“O SUS é tripartite, e estados e municípios também devem alocar parte dos seus orçamentos para enfrentamento da pandemia de covid-19. Não é só o tempo inteiro cobrar do ministério da saúde e lá na ponta adotar medidas de acordo com a sua ideia”, disparou.




Aviso