Compartilhe este texto

Governo capacitará profissionais da saúde para identificar Hanseníase

Por Agência Brasil / Portal do Holanda

14/05/2022 19h22 — em
Brasil


Foto: Divulgação

Apesar de pouco se falar sobre a hanseníase, ela ainda está presente no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2020, foram diagnosticados mais de 287 mil novos casos da doença no Brasil. 

E agora, o Ministério vai capacitar trabalhadores da área da saúde para identificar a doença, pelo programa Busca Ativa de Casos de Hanseníase. A ação vai treinar 5.500 profissionais da atenção primária à saúde para realizarem diagnósticos. Um dos equipamentos será o teste rápido, que deve ser usado em pessoas que moram junto com um paciente já diagnosticado. 

Os Agentes Comunitários de Saúde também serão capacitados para identificar novas suspeitas de hanseníase para que seja realizado o tratamento, evitando o surgimento de incapacidades físicas. 

O Brasil já é o primeiro país no mundo a ofertar testes de apoio ao diagnóstico da hanseníase para a atenção à saúde.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil