Siga o Portal do Holanda

No Brasil

Google é investigado por usar informações de e-mail para exibir anúncios indesejados

Publicado

em

Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) anunciou que vai investigar o Google por violação de termos de privacidade. Segundo o órgão, a gigante das buscas estaria usando uma espécie de escaneamento de e-mails para direcionar anúncios para o usuários, baseado em suas conversas pessoais.

O DPDC também afirma que o Google não teria permissão para fazer a leitura e que o ato configura violação de seções do Marco Civil da Internet e do Código de Defesa do Consumidor.

A empresa se defende e declara que não escaneia as conversas, mas tem sim permissão concedida pelos usuários. Ela reitera que apesar da autorização, não usa o conteúdo do gmail para fins publicitários e que prestará todos os esclarecimentos necessários a Justiça brasileira.

O Google vem sofrendo acusações desse tipo de crime no país desde de 201, com a primeira denúncia sendo feita pelo Ministério Público do Piauí. Se ficar comprovada a prática, a empresa de buscas vai responder a processo e pode ser ter que pagar multa de até R$ 9 milhões.

Saiba por que você deve ser contra a prisão em segunda instância

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.