Compartilhe este texto

Geração nem nem: sobe para 35% número de jovens que nem estudam e nem trabalham

Por Portal Do Holanda

28/05/2024 18h51 — em
Brasil


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cresceu em 35% o número de jovens, entre 14 e 24 anos, que nem estudam e nem trabalham no Brasil no primeiro trimeste deste ano. A geração conhecida como "nem-nem" tem 5,4 milhões de jovens nessa situação, é o que aponta o relatório divulgado, nesta terça-feira (28), pelo Ministério do Trabalho.

Desse total, 60% são mulheres, boa parte delas com filhos pequenos, e 68% são negros, de acordo com o relatório. Além disso, 45% (6,3 milhões) dos jovens ocupam o mercado informal. A pesquisa aponta ainda que apenas 12% desses jovens ocupados estão em ocupações técnicas, culturais ou ligadas à informática e comunicações, com menor taxa de informalidade.

Cerca de 877 mil  jovens estão no mercado de trabalho foram, um crescimento de 37%. Mais da metade (51%) atua em empresas privadas, enquanto 40% atua no setor público, principalmente na administração pública (30%) e Justiça (7%).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil