Compartilhe este texto

Gêmeas siamesas são separadas em cirurgia no Dia das Mães

Por Portal Do Holanda

11/05/2025 15h31 — em
Brasil


 Foto: Reprodução/TV Anhanguera

As gêmeas siamesas Kiraz e Aruna, de 1 ano e 6 meses, foram separadas com sucesso após uma complexa cirurgia que durou mais de 15 horas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD), em Goiânia, nesse sábado (10) e concluída na madrugada deste domingo (11), Dia das Mães. As bebês, naturais de Igaraçu do Tietê (SP), compartilhavam órgãos como fígado, intestino, genitália e parte da bacia.

Em uma publicação nas redes sociais, o cirurgião pediátrico e deputado federal Zacharias Calil, reesponsável pelo procedimento, compartilhou o momento em que informou aos pais sobre o sucesso da operação: “Hoje, no Dia das Mães, vivi um dos momentos mais emocionantes da minha trajetória. Poder olhar nos olhos dessa mãe e dizer: ‘Suas filhas estão bem, conseguimos’… é algo que não se explica, apenas se sente.”

O procedimento mobilizou cerca de 60 profissionais de diferentes especialidades e foi totalmente custeado pelo SUS. 

A cirurgia é resultado de mais de um ano de preparação, incluindo consultas quinzenais, expansores de pele implantados há seis meses e cuidados rigorosos para evitar infecções respiratórias. Classificadas como siamesas esquiópagas triplas — unidas pelo osso ísquio e com três pernas —, as meninas passaram por uma primeira cirurgia de pré-separação e foram acompanhadas de perto por uma equipe multidisciplinar desde os primeiros meses de vida.

Após a separação, concluída durante a madrugada, Kiraz e Aruna seguem em recuperação e iniciarão uma nova etapa com reconstruções e fechamento das áreas operadas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil