Compartilhe este texto

Funcionário com covid pode se afastar por até 10 dias sem atestado médico; Confira

Por Portal do Holanda

28/01/2022 10h09 — em
Brasil


Eles podem ficar home office ou não dependendo dos sintomas - Foto: Pixabay

O Ministério do Trabalho e Previdência atualizou as medidas de prevenção à covid 19 e institui que trabalhadores infectados com covid-19 devem ser afastados das atividades presenciais por até 10 dias sem a necessidade de apresentar atestado médico às empresas.

A medida também vale para casos suspeitos de suspeitos da doença, para pessoas que tiveram contato com alguém que testou positivo ou que resida com pessoas infectadas.

Aqueles que apresentam sintomas de síndromes gripais também se encaixam na regra. Segundo o ministério, esse afastamento pode ser reduzido para 7 dias desde que a pessoa não apresente mais febre 24h sem o uso de medicação e teste negativo em novo exame para a covid.

No período de afastamento, a empresa deve garantir a remuneração do funcionário.

Nos casos em que o afastamento seja necessário por mais de 10 dias, o colaborador terá que apresentar o documento médico.

Trabalhadores que estejam convivendo com pessoas infectadas também devem apresentar o exame positivo delas para que seja comprovado o afastamento.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil