Início Brasil Fumantes vencem mais provas no BBB 23, mas combinação pode favorecer infarto
Brasil

Fumantes vencem mais provas no BBB 23, mas combinação pode favorecer infarto

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O BBB 23 (Globo) trouxe um grande número de fumantes para dentro do confinamento, e eles acabaram chamando atenção por seus desempenhos nas provas do reality.

Bruna Griphao, que fuma com maior frequência no programa, ganhou três provas do Líder. Ricardo, que é fumante mais moderado, venceu três provas do Anjo. E MC Guimê, antes de sua desclassificação por importunação sexual, foi Líder e Anjo duas vezes.

Outras edições também trouxeram fumantes assíduos, como Pedro Scooby e Fiuk, que dominavam provas. Mas embora estes brothers pareçam desafiar os males do cigarro à saúde, o risco para eles pode ser ainda maior.

Fumantes requerem cuidado especial nos exercícios. O pneumologista Flávio Arbex explica que, durante o ato de fumar, "a frequência cardíaca aumenta, assim como a pressão e marcadores inflamatórios no sangue".

Ao fazer exercícios sem preparo e após fumar, existem implicações cardiovasculares a dependentes que podem culminar até em infarto;

O risco é maior em pessoas mais velhas, mas não isenta fumantes jovens.

O melhor desempenho em provas não significa que o tabagismo não está afetando estes participantes.

"É difícil, porque você pode estar comparando uma pessoa superativa, que faz atividade física, com aquela que é sedentária", diz o pneumologista.

O que é possível inferir é que, se não fumassem, os brothers poderiam ter desempenho ainda melhor. "Pode ser só que a pessoa, nesse momento, é mais treinada do que a outra. Mas a médio e curto prazo, com certeza, [os efeitos do cigarro] ficam mais evidentes", conclui. "Isso, de maneira nenhuma, é uma justificativa boa para o cigarro".

Os danos a longo prazo incluem maior risco de doenças pulmonárias; cânceres de pulmão, cabeça e pescoço; infarto; AVC; além da perda de massa muscular, agilidade, força e resistência.

FUMO POR ESTRESSE

É comum que participantes do BBB relatem que, durante o reality show, o vício em cigarro aumenta por condições de estresse. É o que alegam Bruna Griphao e Fred Nicácio, que dizem não fumar fora da casa.

"O grande problema que pode acontecer é não conseguir reduzir depois. Você aumenta a sua dependência de nicotina e pode intensificar de maneira crônica os efeitos adversos do cigarro", alerta o pneumologista.

"Talvez os jovens ainda não sintam, mas não sabemos qual desses jovens terá qual efeito deletério do cigarro a longo prazo", complementa. "Será que [os brothers] vão voltar a fumar o que eles fumavam fora, numa realidade nova?"

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!