Fiocruz está desenvolvendo 4 projetos de vacinas contra covid-19
A Fiocruz também está desenvolvendo vacinas 100% brasileiras, e já têm quatro projetos, dois deles apenas da instituição e outros dois realizados em diferentes parcerias.
Os 2 projetos da Fiocruz estão ainda em estágio pré-clínico. Um deles se baseia em uma plataforma inovadora de uma vacina sintética, com partículas semelhantes às proteínas do vírus, capazes de induzir uma resposta imunológica.
O segundo é mais tradicional e usa as proteínas do próprio vírus para induzir a produção de anticorpos e das células T, de defesa.
De acordo com o jornal. O Estado de S. Paulo, as duas já foram aprovadas na fase de imunogenicidade e toxicidade em animais. Agora deve-se avaliar a resposta imunológica dos animais em resposta à exposição ao Sars-CoV-2. A partir desses resultados, a Fiocruz vai determinar qual dos dois projetos é mais promissor.
Os outros dois projetos consistem na criação de uma vacina de última geração, baseada em RNA, com uma empresa americana.
E outro também de última geração, feito a partir de partículas sintéticas do vírus em parceria com uma empresa do Reino Unido. Essa vacina já está em fase de estudo clínico de fase 1, na Suíça.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil