BRASÍLIA - O advogado de defesa da família de Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer, entrou com pedido ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), para o desbloqueio de R$ 12,7 milhões de empresas de engenharia e empreendimentos. O ex-ministro Geddel, sua mãe, Marluce Vieira Lima, e o irmão, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) foram denunciados por lavagem de dinheiro e associação criminosa.
O valor bloqueado corresponde à lavagem supostamente cometida por meio das empresas GVL Empreendimentos, M&M Empreendimentos, Vespasiano Empreendimentos e Cosbat Construção e Engenharia. As empresas construíram sete empreendimentos imobiliários. Parte desses imóveis é alvo do confisco.
Entre os bens está o La Vue, pivô do pedido de exoneração do peemedebista do governo Temer em novembro do ano passado.
O defesa alega que o pedido de bloqueio é contraditório. “Se a malfadada acusação veiculada na denúncia é de lavagem de capitais por meio da utilização de valores em espécie, infere-se, como decorrência lógica, a exclusão da inexistente prática delitiva dos valores pagos por meio de cheque como instrumento ou proveito da suposta – e inocorrente – prática delitiva”, justifica a defesa.

