Compartilhe este texto

Exame toxicológico na CNH é aprovado pela Câmara e segue para sanção presidencial

Por Portal Do Holanda

31/05/2025 6h17 — em
Brasil


Foto: Divulgação/ Detran-AM

A Câmara dos Deputados concluiu na quinta-feira (29) a votação de um projeto de lei que torna obrigatório o exame toxicológico para motoristas de todas as categorias na obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto segue agora para sanção presidencial. A medida, que já havia sido analisada pela Câmara e modificada pelo Senado, retorna com alterações significativas.

Os parlamentares acataram parcialmente as emendas do Senado, incluindo a exigência do exame para condutores das categorias A (motos) e B (carros de passeio), mesmo para aqueles que não atuam profissionalmente no transporte. Contudo, foi retirado o trecho que previa o exame toxicológico para motoristas autônomos ou privados das categorias A e B que trabalham com transporte de passageiros ou cargas.

O projeto também visa destinar recursos de multas de trânsito para subsidiar a CNH de pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico.

Além do exame toxicológico, os deputados aprovaram uma emenda que permite a transferência de propriedade de veículos de forma integralmente eletrônica, a ser realizada pelos Detrans ou órgãos executivos de trânsito estaduais e do Distrito Federal. Embora a medida prometa modernização, ela levanta preocupações sobre segurança digital.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil