Compartilhe este texto

Ex-usuários revelam efeitos devastadores da Ketamina

Por Portal Do Holanda

11/06/2024 12h16 — em
Brasil


Foto: Jander Robson / Portal do Holanda

Manaus/AM – Com a morte da ex-sinhazinha do Boi Garantido Djidja Cardoso, aos 32 anos, em Manaus, os perigos do uso da ketamina passaram a ser conhecidos no Brasil. Ex-usuários da substância relatam que os efeitos devastadores que a droga teve em suas vidas, incluindo descontrole de movimentos, alucinações perturbadoras e até mesmo amnésia.

Uma estudante de agronomia de 25 anos, que prefere manter o anonimato, contou que conheceu a ketamina na faculdade e se viu rapidamente em um ciclo vicioso. "Comecei a ter problemas cardíacos e muitas alucinações que me davam medo. Me via morrendo, levando tiro. Uma vez cheguei a dormir no banheiro de uma festa e acordei sangrando pelo nariz. Aí vi que precisava parar. Tive muitas alucinações", relatou.

Já uma farmacêutica de 34 anos contou ter sofrido experiências horríveis com a droga e chegou a pensar se estava morta. " Eu estava completamente fora de mim. Não sentia meu corpo, parecia que estava em outra órbita e comecei a me morder. Mordi o meu braço porque eu não sentia nenhum movimento”, contou ao site.

Uma psicanalista de 35 anos relatou ter usado a substância apenas uma vez, mas foi o suficiente para traumatizá-la. "Eu tomei três balas [ecstasy] e um quadrado de LSD. Nenhuma das drogas tinha feito efeito em mim, enquanto meus amigos estavam muito loucos. Ficamos boa parte da festa atrás de drogas mais pesadas, até que encontramos um traficante que me ofereceu a ketamina em pó. Cheirei algumas vezes e senti que tinha relaxado”. Depois que a droga fez efeito, a consequência foi desastrosa. "Nesse momento eu não conseguia levantar e nem falar. Eu não me mexia. Achei que ia morrer. Uma colega viu meu estado, prestes a ser pisoteada pelas pessoas que estavam dançando, e tentou me socorrer. Ali eu estava imóvel, travada. Não conseguia falar. Era a droga agindo de forma que me imobilizou. E, para piorar, meu namorado foi embora e me deixou naquele estado. Fiquei para morrer. A droga agiu por oito horas até que consegui me mover", relatou a psicanalista.

Originalmente, a ketamina é um anestésico para humanos e animais. No entanto quando usada de forma recreativa, tem efeitos nocivos. Ela pode ser injetada, inalada ou consumida em comprimido, misturada com bebidas ou cigarro. Ela também é frequentemente usada com anfetaminas e MDMA.

No mercado clandestino, a ketamina líquida é vendida em média por R$ 80. A venda online é comum, sem qualquer controle.

*Com informações de Deutsche Welle


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil