Compartilhe este texto

Ex-presidente do INSS é preso em operação da PF sobre esquema de fraudes

Por Portal Do Holanda

13/11/2025 7h27 — em
Brasil


Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi preso nesta quinta-feira (13) durante uma operação da Polícia Federal que investiga fraudes em benefícios previdenciários. A ação faz parte da Operação Sem Desconto, que apura o envolvimento de servidores públicos e empresas em esquemas de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

Segundo a Polícia Federal, foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão preventiva em 15 estados e no Distrito Federal. O esquema teria causado prejuízo estimado de R$ 6,3 bilhões aos cofres públicos, com cobranças não autorizadas aplicadas diretamente nos benefícios de aposentados e pensionistas.

Stefanutto havia sido afastado do cargo em abril, após suspeitas de participação no esquema. A Controladoria-Geral da União (CGU) também participa das investigações, que seguem em andamento.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil