Compartilhe este texto

"Estamos perto de um consenso", diz Petrobras sobre licença na Foz do Amazonas

Por Portal Do Holanda

09/08/2025 7h52 — em
Brasil


Foto: Reprodução

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta sexta-feira (8) que a estatal está próxima de um consenso para obter a licença de exploração na Bacia da Foz do Amazonas. Segundo ela, o dia 12 deste mês poderá ser decisivo para a definição das condições e da data da Autorização Pré-Operacional (APO). “Já conversei pessoalmente com o presidente do Ibama, que está ciente de tudo que estamos apresentando, de todos os condicionamentos operacionais”, declarou.

Magda destacou ainda que a Petrobras está oferecendo o “maior e melhor plano de emergência individual que já se viu na indústria do petróleo em águas profundas no mundo”, embora a autorização ainda não tenha uma data confirmada. A demora na liberação da APO para o bloco FZA-M-59, onde está localizado o poço Morpho, tem gerado impasses. A estatal gasta cerca de R$ 4 milhões por dia para manter a sonda ODN II mobilizada à espera da autorização ambiental.

As declarações foram feitas durante o evento “Energia Delas: Empoderamento Feminino nas Instituições”, promovido pela Petrobras para discutir a presença de mulheres em posições de liderança e a equidade de gênero em instituições públicas e privadas. Durante o encontro, a executiva também comentou sobre outros projetos em análise pela empresa.

Questionada sobre um possível acordo com a British Petroleum (BP) em relação ao campo Bumerangue, no pré-sal da Bacia de Santos, Magda afirmou que qualquer decisão dependerá da atratividade do ativo. A BP anunciou recentemente a descoberta de uma coluna de hidrocarbonetos de 500 metros no bloco, que tem um reservatório de carbonato de alta qualidade com área estimada em mais de 300 quilômetros quadrados. A companhia britânica iniciará análises laboratoriais para avaliar o potencial do campo.

“Estamos satisfeitos com os ativos que já temos. Agora, se houver uma possibilidade real e boa, dentro do que o Brasil considera atrativo, as portas não estão fechadas para esse projeto nem para nenhum outro”, concluiu a presidente da Petrobras.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil