Especialistas comentam sobre possibilidade de tsunami atingir o Brasil

Por Portal do Holanda

16/09/2021 17h15 — em Brasil

Foto: Reprodução

O vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias, noroeste da África, no Oceano Atlântico, entrou em alerta amarelo nesta semana por conta de uma grande sequência de terremotos. A possibilidade de um tsunamis atingir a costa brasileira preocupou a população que não esperava que tal fenômeno pudesse acontecer no Brasil. Porém, especialistas dissera que os riscos de o fenômeno atingir o Brasil são baixos.

De acordo com o pesquisador Carlos Teixeira, da Universidade Federal do Ceará, a erupção do vulcão tem a capacidade de provocar ondas gigantes que atingiriam diretamente as Américas, incluindo o litoral brasileiro que é banhado pelo oceano Atlântico. Em entrevista ao Uol, o pesquisador explica que a erupção violenta não é dada como certa, mas não deixa de ser uma possibilidade que deve causar certa preocupação: "Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami".

O caso foi um dos mais buscados na internet nesta quinta-feira (16). O nome tsunami aparecia nos mais acessados nos sites de busca, como também nos trens tópicos do twitter. Muitas pessoas comentavam a possiblidade do fato acontecer no brasil de forma irônica. Outros reclamavam das aulas de geografia, que os professores contavam que era quase impossível o país, por estar no centro de uma placa teutônica, sofrer com um tsunami.

“Calma pessoal. Só uma erupção muito muito intensa causaria tsunami por aqui, a chance é baixa. O fenômeno da tsunami no Brasil é raro. Hoje em dia, conseguiríamos prever a chegada das ondas na nossa costa, salvando vidas e possibilitando um preparo pro impacto”, disse Kevin Campos Martins, mestrando em Geoquímica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro do Laboratório de Ecossistemas e Mudanças Globais. Mesmo não sendo especialista em vulcões, a declaração dele estava no topo dos assuntos mais comentados no twitter.

Segundo o perfil Rede Sismográfica Brasileira, houve registro de um tsunami na conta brasileira no dia 1o de novembro de 1755. O litoral do Nordeste brasileiro foi atingido, destruindo habitações modestas e desaparecendo com duas pessoas. O maremoto nasceu do terremoto de Lisboa. Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fizeram uma pesquisa que comprovou que o tsunami aconteceu mesmo no Brasil em 1755.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil