Enem 2025: cartilha de redação está disponível para consulta
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira (3) a nova edição da cartilha "A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante". A publicação é um guia essencial para os mais de 4,8 milhões de candidatos confirmados no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, trazendo a matriz de avaliação e exemplos de sucesso.
A redação em Língua Portuguesa será aplicada no primeiro dia de provas, 9 de novembro, e tem pontuação que varia de 0 a 1.000 pontos.
A prova exige que o participante escreva um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, abordando um tema de ordem social, científica, cultural ou política. O texto deve ir além da exposição de ideias, exigindo que o candidato:
Defenda um ponto de vista (tese) apoiado em argumentos consistentes e coerentes.
Selecione e organize fatos e informações (repertório sociocultural) para sustentar a argumentação.
Elabore uma Proposta de Intervenção Social (solução) para o problema abordado, que deve obrigatoriamente respeitar os Direitos Humanos. Propostas que incitem violência ou contenham referências racistas, por exemplo, recebem nota zero.
A nota é definida com base em cinco competências, que incluem o domínio da norma culta, o uso de repertório sociocultural pertinente, a organização textual e a elaboração da proposta de intervenção.
A correção da redação é feita por dois avaliadores independentes, que atribuem de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final é a média aritmética das pontuações totais dos dois corretores.
Os candidatos devem estar atentos às causas de nota zero, que incluem: fuga total ao tema, texto insuficiente (menos de oito linhas), desrespeito à estrutura dissertativo-argumentativa e uso de formas de identificação (nome, rubrica) na folha.
A cartilha deste ano traz um recurso valioso: amostras comentadas de redações que alcançaram notas altas no Enem 2024. O Inep destacou que esses textos demonstram sucesso no uso de repertórios socioculturais – como pensadores, fatos históricos e canções – articulados de forma coerente com a temática proposta.
Datas do Enem 2025
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro na maior parte do país. Uma alteração na data foi necessária para três municípios do Pará – Belém, Ananindeua e Marituba – devido à realização da COP30. Nesses locais, as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
ASSUNTOS: Brasil