Siga o Portal do Holanda

Eleições 2018

Em Sorocaba, 10 urnas são depredadas e mesários encontram mensagem de ódio

Publicado

em

Em escola de Sorocaba, dez urnas eletrônicas foram depredadas Foto: Reprodução/EPTV

SÃO PAULO - Pelos menos 10 urnas eletrônicas que estavam prontas para o 2° turno das eleições foram depredadas neste domingo numa escola estadual de Sorocaba, no interior de São Paulo. Os mesários que chegaram pela manhã na escola Humberto de Campos contaram que encontraram várias salas reviradas e um bilhete com a frase: "Vão para o inferno". A escola recebe 3.654 eleitores sorocabanos.

No local, havia ainda salas arrombadas, maçanetas destruídas e cabos de energia arrancados. Os materiais que seriam utilizados para a votação dos eleitores, como pastas e papéis, também foram espalhados nas salas de duas seções eleitorais. A Polícia Militar foi acionada e as urnas precisaram ser substituídas. Os equipamentos vandalizados foram levados ao cartório eleitoral. Apesar do incidente, a votação não começou atrasada.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Mariano, disse ao G1 que dois guardas passaram a noite de sábado, 27, fazendo a segurança da escola. Mas por volta das 21h viram um homem pulando o muro para fugir.

Eles tentaram abordar o suspeito, que reagiu de maneira ameaçadora. Então atiraram, mas o homem não foi atingido, e fugiu correndo - afirmou.

O caso de vandalismo será investigado pela Polícia Federal.
Sorocaba registrou ainda outro caso de vandalismo em um local de votação. A fiação elétrica da Escola Estadual Flávio Gagliardi, no Jardim Saira, foi cortada durante a madrugada. A ação não prejudicou a votação porque as urnas eletrônicas possuem uma bateria interna com autonomia de oito horas. Ao todo, 2.816 eleitores estão aptos a votar na escola.

Amazônia queima, Bolsonaro vacila e Macron se ‘apropria’ da região

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.