Em menos de 24 h, dez terremotos sacodem municípios de Pernambuco

Por Portal do Holanda

09/09/2020 13h55 — em Brasil

Perímetro afetado pelos tremores - Foto: Reprodução/Sismos do Nordeste

Uma sequência de pelo menos 10 tremores de terra atingiu várias cidades do estado de Pernambuco, no Nordeste do país.

A magnitude dos terremotos variaram entre 1.8 e 2 de intensidade e iniciaram ainda na noite dessa terça-feira (9) e se repetiram no decorrer da madrugada desta quarta (9).

Os impactos foram sentidos na região Agreste, nas cidades Caruaru, Indianapólis, José Carlos de Oliveira, Nossa Senhora das Dores, São João da Escócia, São Francisco e Maurício de Nassau.

Nas últimas duas semanas, o Nordeste tem registrado várias ocorrências dessa natureza. Terremotos já ocorreram na Bahia, no Ceará e agora em Pernambuco.

Pesquisadores explicam que uma pressão nas placas tectônicas que ficam localizados nas proximidades do oceano têm causado falhas que refletem nos tremores e acabam irradiando pelo perímetro.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil