Compartilhe este texto

Em clima de tensão, Venezuela ameaça cortar fornecimento de energia em Roraima

Por Portal Do Holanda

24/08/2018 10h23 — em
Brasil



A Venezuela pode interromper a qualquer momento, o abastecimento de energia elétrica no estado de Roraima. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o estado é o único que não está interligado ao sistema de energia brasileiro e tem  90% do fornecimento dependente do país vizinho.

A interrupção seria motivada por uma dívida de cerca de R$ 136 milhões, que a Eletrobrás teria com a empresa venezuelana e que segundo a mesma, não teria sido quitada por conta de problemas operacionais.

Segundo a Eletrobrás, desde junho deste ano a empresa tenta quitar o valor, mas estaria esbarrando no embargo dos EUA à Venezuela que não permite operações bancárias com o país. Como o pagamento é feito em dólar, ele estaria sendo bloqueado.

Para a empresa brasileira, uma forma de resolver o problema seria abater o valor na dívida soberana que a Venezuela tem com o Brasil, que corresponde a mais de R$ 1 bilhão. Outra saída seria recorrer ao acionamento de usinas termelétricas  que custaria muito mais aos cofres brasileiros.

As duas empresas não revelaram se chegaram a um consenso, mas o Itamaraty acompanha as negociações.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: energia, roraima, Venezuela, Brasil

+ Brasil