Eclipse lunar total promete Lua avermelhada; saiba como acompanhar
Um eclipse lunar total proporcionará um espetáculo celeste na madrugada desta sexta-feira (14), colorindo a Lua com um tom avermelhado. Para quem não puder acompanhar o fenômeno a olho nu, o Observatório Nacional realizará uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube, a partir das 0h30 (horário de Brasília). Outras opções de transmissão incluem o canal do site Time and Date e o Observatório Griffith, em Los Angeles.
O eclipse penumbral, fase inicial do fenômeno, terá início por volta da 1h da madrugada. No entanto, o momento mais aguardado, o eclipse lunar total, começará às 3h26. Para observar o eclipse a olho nu, o Observatório Nacional recomenda olhar em direção ao oeste e torcer por um céu limpo.
O eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra, adquirindo uma coloração avermelhada. Esse fenômeno acontece quando a Lua está na umbra, a sombra mais interna do nosso planeta. A luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, projeta comprimentos de onda vermelhos e laranjas na superfície lunar, enquanto os comprimentos de onda mais curtos se dispersam, resultando na aparência avermelhada.
Além da umbra, existe a penumbra, uma sombra mais externa e tênue da Terra. Nessa fase, o escurecimento da Lua é sutil e pode passar despercebido.
ASSUNTOS: Brasil