Compartilhe este texto

Eclipse lunar poderá ser visto do Brasil no próximo domingo

Por Agência Brasil / Portal do Holanda

13/05/2022 17h58 — em
Brasil


Foto: Pixabay

A Terra vai encobrir totalmente a Lua na madrugada de domingo para segunda-feira. Será o único eclipse desse tipo visível no Brasil este ano.

Nosso planeta vai passar entre o Sol e a Lua. Com isso, a sombra da Terra é projetada no nosso satélite natural, até encobri-lo por completo.

O diretor do Clube de Astronomia de Brasília, Marcelo Domingues, explica que um efeito na nossa atmosfera vai deixar a superfície da Lua bastante avermelhada.

Ainda de acordo com o pesquisador, o fenômeno começa às 23h30 de domingo e está previsto para terminar um pouco antes das 2h de segunda. O auge será à 1h11, tudo isso no horário de Brasília. Marcelo Domingues conta que será possível ver o eclipse a olho nu.

A visibilidade depende da quantidade de nuvens no céu. E, nesse caso, a notícia não é boa. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de céu nublado de norte a sul do país, com direito a chuva em algumas regiões.

O próximo eclipse lunar visível do Brasil será no dia 14 de março de 2025.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil