Compartilhe este texto

Dono de helicóptero apreendido com cocaína é nomeado diretor da CBF

Por Portal Do Holanda

06/04/2018 18h31 — em
Brasil



RIO — O ex-secretário nacional de futebol Gustavo Perrella foi nomeado diretor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Filho do senador Zezé Perrella (MDB-MG), ele tomou posse da área de Desenvolvimento e Projetos em janeiro deste ano, sem divulgação por parte da entidade.

O nome de Gustavo Perrella ficou conhecido em 2013, quando um helicóptero de sua empresa, a Limeira Agropecuária, foi apreendido com 445 Kg de cocaína no Espírito Santo. O então deputado estadual mineiro negou qualquer envolvimento com a carga encontrada. Interrogado pela Polícia Federal em Minas Gerais, ele afirmou que foi enganado pelo piloto. A PF concluiu que Perrella não tinha nenhuma ligação com a droga.

Cinco pessoas foram denunciadas por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Entre elas, o piloto e o copiloto do aeronave, além do dono da propriedade onde o helicóptero foi encontrado, em Afonso Claudio (ES). O então parlamentar não foi citado na denúncia.

Apesar de estar na diretoria da CBF há três meses, o nome do novo diretor só foi incluído no site da CBF na noite desta quarta-feira, segundo informou a "Folha de S. Paulo".

SENADOR FRISA QUE FAMÍLIA NÃO ESTAVA ENVOLVIDA

Em e-mail enviado à redação do GLOBO após a publicação desta matéria, o senador Zezé Perrella frisou que "ficou clara, desde o início, a ausência de qualquer vinculação minha e de meus familiares com o crime (...) Essas conclusões foram corroboradas pelo próprio inquérito instaurado para investigar os fatos. Ali é possível ter acesso ao interrogatório do piloto, às diligências complementares, à reinquirição do piloto e, especialmente, ao item intitulado 'O helicóptero usado para o transporte da droga', onde se demonstra o total desconhecimento dos proprietários da aeronave em relação ao crime praticado".

Com formação em Administração de Empresas, Perrella se elegeu deputado estadual por Minas Gerais em 2010, com 82.864 votos. Em 2014, se candidatou a deputado federal, mas não obteve votos suficientes.

Em junho de 2016, Gustavo Henrique Perrella Amaral Costa foi nomeado secretário nacional de Futebol no órgão ligado ao Ministério do Esporte. Ele deixou o cargo em dezembro do ano passado, um mês antes de assumir a pasta da CBF.

No mesmo ano, Zezé Perrella atuou como um dos articulares políticos da CPI do Futebol no Senado, que apurava ilegalidades em contratos da entidade e terminou sem indiciamentos ou culpados. O ex-presidente da CBF José Maria Marin foi preso na Suíça e condenado a pelo menos dez anos de prisão nos Estados Unidos, em dezembro. Já Marco Polo Del Nero, atual chefe da confederação, está suspenso pela Fifa.

Em nota, a CBF informou que escolheu Perrella por "sua experiência na condução de programas de desenvolvimento do esporte". A entidade argumenta que o agora diretor liderou "muitos projetos" e citou a atuação como ex-secretário nacional de futebol e como conselheiro nato do Cruzeiro.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: cbf, Gustavo Perrella, Zezé Perrella, Brasil

+ Brasil