Compartilhe este texto

Dinheiro desviado da pandemia no Tocantins foi usado para construir pousada

Por Portal Do Holanda

03/09/2025 11h53 — em
Brasil


Distrito de Taquaruçu, em Palmas — Foto: Edu Fortes/ Secom Palmas

A Polícia Federal investigou um esquema de desvio de recursos durante a pandemia de Covid-19 no Tocantins e identificou que parte do dinheiro foi usada para construir uma pousada de luxo, a Pedra Canga, em nome de Rérison Leite, filho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Cerca de R$ 2,4 milhões teriam sido destinados à obra entre julho de 2022 e julho de 2024.

A PF aponta que o governador seria chefe da organização criminosa e teria usado o filho para ocultar patrimônio. Conversas interceptadas indicam que Wanderlei não queria que os recursos fossem registrados em seu nome, e os aportes foram descritos no balanço da pousada como de “Investidor-Anjo”.

O governador foi afastado do cargo por seis meses por decisão do STJ, mas declarou respeitar a medida, classificando-a como “precipitada” e anunciando auditorias nos contratos da pandemia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil