Desmatamento na Amazônia cai 30,6% com menor área desmatada desde 2013
O desmatamento na Amazônia Legal, entre agosto de 2023 e julho de 2024, foi de 6.288 km², o que representa uma redução de 30,6% em relação ao ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta quarta-feira (6). Esse é o menor índice em 15 anos, destacou o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e a menor área desmatada desde 2013.
A ministra Marina Silva comemorou o resultado, observando que a queda no desmatamento contribui significativamente para o combate à mudança climática. Ela lembrou que, em dois anos, a redução acumulada foi de 45%. A diminuição evitou a emissão de 359 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera, conforme o governo federal. Estados como Rondônia e Mato Grosso registraram as maiores reduções, enquanto Roraima teve aumento de 53% no desmatamento.
No Cerrado, o desmatamento caiu 25,7% no último ano, totalizando 8.174 km², a primeira redução em quatro anos. A queda foi significativa nos estados de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que concentram 76% da devastação no bioma.
ASSUNTOS: Brasil