Desemprego diminui no Brasil no trimestre até agosto e trabalhos informais crescem no ano

Por Portal do Holanda

27/10/2021 15h30 — em Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A taxa de desemprego no Brasil caiu cerca 0,4% no trimestre encerrado em agosto, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta quarta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No trimestre encerrado em julho, a taxa havia sido de 13,7%, o número mostra melhora no trimestre de agosto, encerrando com 13,2%.

De junho a agosto, o grupo de pessoas ocupadas ganhou 3,4 milhões de pessoas, uma alta de 4%, para 90,2 milhões. Esse avanço fez com que o nível de ocupação subisse 2 pontos percentuais no período, para 50,9%.

A ocupação foi impulsionada pelo aumento de 1,1 milhão de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, uma alta de 4,2% no grupo, que totaliza agora 31 milhões de pessoas.

Os postos de trabalho informais também avançaram. No setor privado totalizou 10,8 milhões de pessoas, uma alta de 10,1% no trimestre. O grupo ganhou 987 mil trabalhadores.

O trabalho por conta própria continua subindo, com alta de 4,3% no de um trimestre para o outro — um aumento de 1 milhão de pessoas num grupo que totaliza agora um recorde de 25,4 milhões de pessoas.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil