Início Brasil Deputado afirma que bancada mineira pode garantir recursos no Orçamento após chuvas em MG
Brasil

Deputado afirma que bancada mineira pode garantir recursos no Orçamento após chuvas em MG

Envie
Envie

O coordenador da bancada mineira na Câmara, deputado Igor Timo (PSD-MG), anunciou nesta quinta-feira (26) em entrevista à Rádio Câmara que o grupo se mobilizará para auxiliar os municípios afetados pelas intensas chuvas na Zona da Mata, em Minas Gerais. O número de mortos já ultrapassava 50, sendo 47 apenas na cidade de Juiz de Fora. Há também vítimas fatais e desaparecidos em Ubá.

As chuvas fortes impactaram ainda as cidades de Senador Firmino e Matias Barbosa, deixando mais de 3.000 pessoas desabrigadas, e as tempestades continuam na região. Timo destacou que a bancada mineira pode direcionar emendas parlamentares ao Orçamento para iniciativas como obras de drenagem e planos de segurança.

Em sua análise, o deputado expressou preocupação com a recorrência das tragédias. "Nos últimos cinco anos, esta é a terceira vez que enfrentamos situações como essa. Isso nos leva a questionar como as políticas públicas estão sendo implementadas em nosso estado”, afirmou. Ele propôs uma reunião da bancada para discutir a alocação de recursos no Orçamento, visando garantir que todos os municípios com histórico de desastres naturais tenham, no mínimo, um plano de segurança em colaboração com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Em resposta à crise, o governo federal anunciou o envio de R$ 800 por pessoa desabrigada, que serão repassados pelas prefeituras de 18 municípios. Além disso, haverá a antecipação do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) nas áreas afetadas. A prefeitura de Juiz de Fora informou que militares do Exército irão reforçar o atendimento às vítimas, enquanto o governo de Minas Gerais anunciou a antecipação de verbas previstas para o próximo ano para os municípios de Juiz de Fora e Ubá.

Extraído de Câmara dos Deputados

Siga-nos no

Google News