Compartilhe este texto

Defesa diz que asilo na Argentina foi uma "sugestão" descartada por Bolsonaro

Por Portal Do Holanda

21/08/2025 9h12 — em
Brasil


Foto: Arquivo/Agência Brasil

O advogado Paulo Cunha Bueno afirmou nesta quinta-feira (21) que Jair Bolsonaro (PL) recebeu em fevereiro de 2024 uma sugestão para pedir asilo político na Argentina, mas que a ideia foi rejeitada pelo ex-presidente. Segundo ele, a proposta foi apenas uma das "muitas sugestões" enviadas a Bolsonaro naquele período.

De acordo com a Polícia Federal (PF), durante as investigações foi encontrado no celular do ex-presidente um arquivo editável de 33 páginas, sem data ou assinatura, que solicitava asilo em caráter de urgência. Para os investigadores, o documento indicava que Bolsonaro articulava alternativas para deixar o país e escapar de eventuais medidas judiciais relacionadas às apurações sobre a tentativa de golpe de Estado.

O relatório da PF aponta que os metadados do documento identificam como autora “Fernanda Bolsonaro”, nora do ex-presidente e esposa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Além disso, os policiais destacaram que, em dezembro de 2023, Bolsonaro comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma viagem para a Argentina, o que reforçaria a hipótese de preparação para uma possível fuga.

No mesmo relatório, a PF também concluiu que as mensagens e documentos analisados revelam uma estratégia de coação contra ministros do STF. Segundo os investigadores, havia articulações para pressionar os magistrados que analisam a Ação Penal 2668, que apura crimes como tentativa de golpe, organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O inquérito, aberto em maio a pedido da Procuradoria-Geral da República, resultou em medidas contra aliados de Bolsonaro, incluindo busca e apreensão contra o pastor Silas Malafaia e a retenção de passaportes. O ex-presidente, que atualmente cumpre prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, nega ter planejado fuga para a Argentina.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil