Compartilhe este texto

Criança que pediu novo coração ao Papai Noel faz transplante pelo SUS

Por Portal do Holanda

21/01/2022 10h35 — em
Brasil


Foto: Divulgação Arquivo Pessoal

“Um coração novo, um boneco do Superman, um carrinho de controle remoto e um dinossauro”, esses foram os pedidos do pequeno Gladson Garcia Silva, de 8 anos, quando escreveu uma cartinha a o Papai Noel no começo de dezembro de 2021. O principal pedido da criança foi atendido dias depois, pois o menino foi o 1º paciente de transplante cardíaco infantil do SUS no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Gladson sofria de uma miocardiopatia, e foi diagnóstico com a doença dois meses antes da cirurgia. Os primeiros sintomas eram semelhantes a uma virose, com vômitos e dor de barriga, e que não passavam.

Houve dificuldades para conseguir doadores, por ser um assunto muito delicado para uma família que acabou de perder o filho, pois a cirurgia tem que ser feita de imediato.

No dia de 11 de dezembro de 2021, a mãe de Gladson recebeu uma ligação com a notícia de um coração para o filho, e mesmo dia o pequeno recebeu um novo coração.

No dia 10 de janeiro, Gladson teve alta médica e ainda precisa ir semanalmente no médico .


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil