Os holofotes do mundo estão voltados para a América do Sul nas últimas semanas. Isso porque a região se tornou o centro mundial da pandemia com uma explosão surreal de casos de covid-19 em vários países, principalmente no Brasil.
Conforme dados colhidos pela Organização Pan–Americana da Saúde (Opas), o continente concentra o maior número de novos casos por dia e a situação se torna ainda pior quando se fala das mortes.
Nesse quesito, a taxa média está em ritmo descontrolado com uma diferença assustadora nos últimos sete dias. Segundo a plataforma Our World in Data, enquanto na Europa essa média é de cinco mortes para cada milhão de habitantes, na América do Sul ela corresponde a 10, ou seja, o dobro.
No Brasil, há semanas o número de óbitos tem ultrapassado 3 mil por dia e os hospitais estão superlotados em quase todos os estados do país.
Para Carissa Etienne, diretora-geral da Opas (Organização Pan–Americana da Saúde), "em nenhum lugar as infecções são tão preocupantes como na América do Sul".
E enquanto a doença avança, a vacinação segue em ritmo lentíssimo. O país ainda não conseguiu imunizar nem mesmo todos os grupos prioritários.

