Covid-19: Anvisa recomenda suspender voos vindo da África para evitar nova variante

Por Portal do Holanda

26/11/2021 11h44 — em Brasil

Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao governo brasileiro, nesta sexta-feira (26), que adote medidas restritivas aos voos vindos da África, por conta da nova variante do SARS-CoV-2, identificada como B.1.1.529.

O diretor da Anvisa, Antonio Barra Torres, explicou que a nova variante é mais agressiva, por isso a necessidade de medidas sanitárias mundiais. E por mais que nenhuma medida seja totalmente eficaz, o governo deve fazer de tudo para impedir a entrada de nova variante.

Outros países já restringiram voos devido à nova variante do coronavírus, como Alemanha, Israel, Itália e Reino Unido.

A OMS diz que precisa de várias semanas para compreender melhor nova variante.

A partir desta sexta-feira, a Anvisa restabeleceu a exigência do formulário da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), para quem desembarcar no Brasil. O comunicado sobre o restabelecimento foi repassado às companhias aéreas e às equipes da Anvisa nos aeroportos.  

A Anvisa pediu que o governo exija o certificado de vacinação de todos os que entrarem no Brasil. Mas a justiça ainda não aprovou a decisão.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil