Conselho de Ética abre processo contra três deputados por motim na Câmara
O Conselho de Ética da Câmara abriu nesta terça-feira (7) processo contra os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC) por envolvimento no motim no plenário, ocorrido em agosto. Os três são acusados de conduta incompatível com o decoro parlamentar durante a ocupação do espaço, e podem ser suspensos por um mês.
As representações apresentadas pela Mesa Diretora serão analisadas em conjunto, decisão tomada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta. Van Hattem criticou a medida, afirmando que os casos são individuais e que a unificação pode prejudicar as defesas. Um processo adicional contra Pollon, por ofensas a Motta, será avaliado separadamente e pode resultar em suspensão de 90 dias.
Durante a mesma reunião, o Conselho também tratou do caso do deputado André Janones (Avante-MG), acusado de ofender Nikolas Ferreira (PL-MG) em julho. Testemunhas afirmaram que Janones agiu de forma agressiva e provocou tumulto. O parlamentar cumpre atualmente suspensão de três meses por esse episódio.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil