Compartilhe este texto

Comissão da Câmara aprova uso de cassetete em jovens infratores em casos de tentativa de suicídio; entenda

Por Portal Do Holanda

13/06/2024 11h35 — em
Brasil


Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A Comissão de Segurança Pública, da Câmara dos Deputados, aprovou o PL que permite o uso de escudos, sprays, algemas, colete à prova de balas e cassetetes dentro de centros de recolhimento para infratores menores de 18 anos. 

A proposta segue agora para aprovação do plenário. De acordo com o texto, os equipamentos devem ser usados em adolescentes "não-cooperativos" que apresentem algum tipo de perigo. De autoria do deputado federal Antônio Furtado (União), o PL também prevê o uso desses recursos caso o jovem tente fugir, portar arma branca ou de fogo, ou até mesmo tentar suicídio. 

Inicialmente, o texto original previa, até mesmo, que os agentes socioafetivos pudessem portar e usar, se necessário, armas de fogo e de choque contra os jovens. Porém, os deputados avaliaram que o trecho feria o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). 

O projeto proíbe a circulação de armas de fogo dentro dos centros socioeducativos, mesmo por parte dos funcionários. Ainda assim, se o projeto for aprovado no plenário, esses agentes passarão a ter porte de armas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil