Com três votos, Anvisa autoriza uso emergencial de novo lote da Coronavac

Por Portal do Holanda

22/01/2021 15h25 — em Brasil

Foto: Divulgação

A diretoria da Anvisa recomendou nesta sexta-feira (22) a liberação do uso emergencial do novo lote com 4,8 milhões de doses da vacina Coronavac.

O primeiro voto a favor da aprovação foi do gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos, Gustavo Mendes, que levou em consideração o cenário crítico da pandemia com o aumento do número de casos e ausência de alternativas terapêuticas.

O segundo a votar foi o coordenador de Inspeção e Fiscalização de Insumos Farmacêuticos, Fabrício Carneiro, que também votou a favor do uso uso emergencial. “Nos manifestamos pela aprovação de eventuais novos pedidos de uso emergencial nos moldes aprovados até o momento, ou seja, as vacinas sendo importadas prontas da Sinovac ou granel da vacina importada”, informou, acrescentando que eventuais alterações devem passar por nova análise da área técnica.

A diretora relatora Meiruze Souza Freitas também votou pela aprovação dos 4,8 milhões de doses da Coronavac alegando que há poucos tratamentos disponíveis e não medicamentos registrados na Anvisa para tratamento da covid-19.

Ainda falta o voto de outros quatro diretores, mas como basta três votos para a aprovação do uso emergencial já está decidido que a Anvisa recomenda o uso emergencial do novo lote.

No domingo (17), a Anvisa aprovou o uso emergencial de um primeiro lote com 6 milhões de doses da Coronavac, única vacina disponível no Brasil até o momento.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil