Cid afirma à PF que Braga Netto deu dinheiro vivo para financiar plano de golpe
![Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-portaldoholanda-capturadetela2024-12-06as161803-1350414-1350414.jpg)
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, disse à Polícia Federal, nesta quinta-feira (5), que o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente em 2022, entregou dinheiro em espécie para financiar um plano de golpe de Estado. Cid contou que o dinheiro foi repassado a militares das Forças Especiais, conhecidos como "kids pretos", em embalagens de vinho.
Embora o valor exato não tenha sido informado, a PF já havia estimado que o plano golpista poderia custar cerca de R$ 100 mil, para cobrir despesas como hospedagem e alimentação de militares deslocados para Brasília. O dinheiro, segundo Cid, faria parte do chamado plano "Copa 2022", que envolvia o monitoramento de autoridades como o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e até a possibilidade de assassinatos de figuras políticas, incluindo o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin.
Além disso, documentos apreendidos pela PF indicam que Braga Netto estaria no comando de um governo provisório após o golpe. Até o momento, o ex-ministro não se manifestou sobre as acusações.
Veja também
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: Brasil