Início Brasil Cânions de Capitólio serão reabertos ao público
Brasil

Cânions de Capitólio serão reabertos ao público

Cânions de Capitólio serão reabertos ao público
Cânions de Capitólio serão reabertos ao público

A prefeitura de Capitólio, em Minas Gerais, autorizou a reabertura parcial do turismo na região dos cânions do Lago de Furnas. O acesso ao local está proibido desde a queda de parte de um dos paredões de pedra, que atingiu várias embarcações e causou a morte de 10 pessoas no dia 8 de janeiro.

O decreto que libera a volta das atividades e passeios no local foi assinado nesta quarta-feira (23) pelo prefeito Cristiano Gerardão. Em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, o gestor afirmou que a liberação de acesso ao lago foi embasada em estudos geológicos.

“Nós conseguimos, com uma equipe de geólogos, um estudo preliminar para trabalhar essa reabertura parcial. A gente já tem, com esse estudo preliminar, quais os pontos de risco iminente, e estamos agora buscando um projeto de contenção desses locais. São cinco pontos, e já estamos em contato com as empresas, buscando orçamentos para que sejam feitas essas contenções. E nós já temos, além do contato com o governo do estado, o contato com o governo federal, para buscar essa parceria e executar a obra”.

Ainda segundo o prefeito, o acesso aos paredões será limitado, e barqueiros e turistas terão que utilizar equipamentos de segurança.

“A primeira das recomendações feitas pela universidade é ter no município um geólogo que acompanhe diariamente como está a região dos cânions. O segundo ponto que estamos trabalhando, que vamos precisar muito do apoio e da compreensão de todos os marinheiros e empresários, é a utilização do capacete para entrar nos cânions. Além disso, o controle da quantidade de lanchas. Temos um desenho mapeado de acesso aos cânions para que os turistas possam ver as cachoeiras e tirar suas fotos”.

Cristiano Gerardão disse também que a reabertura do lago é uma necessidade, por causa da importância do turismo na economia de toda a região.

“Estamos sentindo na pele não só a questão do covid-19; no início do ano, a questão das chuvas; mas também essa questão do acidente. Então estamos sentindo na pele, e não só nós aqui de Capitólio, mas toda a região reconhece a importância de Capitólio no cenário turístico estadual e nacional”.

Conforme o texto do decreto, a liberação de acesso aos cânions passa a vigorar no dia 30 de março. O inquérito da Polícia Civil concluiu que as causas do acidente foram naturais e não houve nenhum indiciamento. Porém, os peritos fizeram uma série de recomendações para aumentar a segurança no local.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?