Começa logo mais, nesta quarta-feira (14), a apuração das notas que apontarão a grande campeã do Carnaval carioca de 2024. Neste ano, a apuração não vai ser mais na Praça da Apoteose, mudando para a Cidade do Samba.
Os quesitos serão harmonia, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, enredo, samba enredo, alegorias e adereços, evolução e fantasias.
De acordo com a Liesa, o regulamento é bem semelhante ao do ano passado. Das 4 notas de cada quesito, a menor será descartada.
O avaliador concede entre 9 e 10 pontos, podendo fracioná-los em décimos (9,1; 9,2; 9,3...), devendo justificar sempre que não der a nota máxima — idealmente, o jurado precisa apontar especificamente onde e quando viu a falha.
Só haverá empate, aliás, se duas ou mais escolas obtiverem os mesmos subtotais das notas válidas nos 9 quesitos — algo que não acontece desde 1998, quando Beija-Flor e Mangueira dividiram a taça.

