Câmara suspende processo contra Ramagem no STF por tentativa de golpe
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) a suspensão do processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), investigado por suposto envolvimento em uma tentativa de golpe para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. A proposta foi aprovada por 315 votos a favor e 143 contra, e a decisão passa a valer sem necessidade de análise pelo Senado.
A votação foi acelerada após acordo entre líderes da oposição e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O texto já havia sido aprovado horas antes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi incluído na pauta do plenário no mesmo dia. Após a aprovação, Motta promulgou imediatamente a proposta.
A tramitação rápida ocorreu diante da previsão de esvaziamento da Casa na próxima semana, quando Motta deve viajar aos Estados Unidos para participar de um evento com empresários. Com isso, as sessões da Câmara serão realizadas de forma remota durante o período.
Ramagem é o único parlamentar réu no inquérito que investiga a cúpula do governo Bolsonaro por articulações golpistas. O caso segue sendo analisado no STF, mas a suspensão determinada pela Câmara impede o avanço imediato do processo contra o deputado.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil