Câmara aprova PL 490, que dificulta demarcação das terras indígenas; veja quem votou

Por Portal do Holanda

23/06/2021 17h46 — em Brasil

Foto: Andressa Zumpano/ Articulação das Pastorais do Campo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o texto principal do Projeto de lei (PL) 490/2007, da bancada ruralista, que modifica o Estatuto do Índio e dificulta a demarcação de terras indígenas, e ainda propõe a regularização do garimpo. A votação foi aprovada em 40 votos a 21. Confira abaixo como foi a votação

Desde a semana passada, indígenas de diversas regiões se mobilizaram em um acampamento em Brasília, cujo protesto pacífico terminou com repressão violenta da Polícia Militar do Distrito Federal.  Os indígenas reivindicam que o direito de manter suas terras demarcadas seja mantido. O PL é considerado um retrocesso aos direitos dos povos indígenas e ao meio ambiente, além de ir contra a Constituição Federal Brasileira. 

A aprovação do PL490 veio em meio à demissão do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. O novo ministro é o ruralista Joaquim Álvaro Pereira Leite. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil